Claudia Da Colômbia

Branca Gladys Caldas Santos, mais conhecida como Claudia da Colômbia (Bogotá, Cundinamarca, 18 de janeiro de 1950), é uma cantora colombiana. Branca Caldas Méndez se iniciou muito cedo, no campo artístico. No limiar dos anos 1970 começa tua carreira como cantora profissional.

Quatro anos atrás pertenceu ao Clube do Clã, programa de tv início de muitos artistas colombianos. Chegou a encher cenários tão díspares como o Teatro Teresa Carreño de Caracas, o Madison Square Garden, em Nova York, como essa de em grandes estádios da Argentina, Equador, México, Panamá e Colômbia. Atualmente, Claudia da Colômbia está em plena atividade artística, realizando apresentações continuamente em praças da Cidade de Panamá, Venezuela, Equador, Estados unidos (Miami, Nova Jersey, Nova York, Boston, EUA) e Bogotá, entre novas. No início de tua carreira artística, Guilherme Hinestroza acreditava que Gladys Caldas (nome de batismo) não era comercial e sonoro; desta maneira, queria que se chamasse Claudia, e deste jeito o aceitou ela e seus amigos de início.

Em 1982 Claudia da Colômbia foi indicada entre algumas cantoras americanas, para retratar e interpretar a ópera de Evita Perón. As duas únicas opcionadas entre muitas, foram pontualmente Claudia da Colômbia e Paloma San Basilio de Portugal que levou essa apresentação.

Em abril de 1985, Claudia integrou o conjunto de grandes vocalistas da América Latina, que fizeram parcela do projeto Cantarei, cantarás, convocados por Ricardo Montalban, à imitação de We are the world”, de Stevie Wonder e Michael Jackson. Durante um show em San Cristóbal, na Venezuela, pela época em que se ventilaba o combate do arquipélago Dos Monges entre Colômbia e Venezuela, Claudia fez um comentário inocente que logo lhe custou um escândalo. “O presidente Carlos Andrés Pérez, que estava entre o público e ao terminar me aplaudiu fervorosamente. Eu, por ter de responder perante a tua bondade, falou-por que não me regalava Os Monges”.

  • 1984: Queen of this realm (Isabel I de Inglaterra) (Soberana Deste Reino)
  • oito Joshua Parker
  • dez de outubro: trânsito do possível planeta análogo à Terra KOI-4878.01
  • “Nihil obstat”
  • Diz ser kalyonte
  • Platini, anuncia que dará um Bola de Ouro europeu
  • Assim está o quadro masculino
  • um Rudy Hopkins

No dia seguinte, todos os jornais intitulado verde e vermelho de: “Claudia da Colômbia ofendeu o povo venezuelano”, e o consideravam uma afronta nacional. Assustada e inexperiente diante da ocorrência, insistiu em discursar com o presidente, entretanto foi incomunicável por um hotel, e decidiu deslocar-se procurá-lo pessoalmente.

Após o imprevisto, mas Pérez pediu desculpas, a retificação nunca se fez nos jornais e Claudia tornou-se mais hermética e desconfiada, por causa de o tema extrapolou durante anos. O cantor popular Noel Petro, mais chamado de o `tolo mocho’, ele compôs a Claudia o foco Da rainha da cruzamentos.

Claudia reitera que a revista Cromos armou uma armadilha citándola para uma reportagem, porém sem avisá-lo que o `imbecil mocho’ também iria para o local. Na hora estabelecida, ela viu a nuvem de fotógrafos acompanhados de Noel Petro e chegou a ser retornada para evitar que recebessem a almejada imagem deles juntos.