“A Coreia Do Norte Está Mudando Mais rápido Do Que O Universo Pensa”

Como vice-chanceler da Embaixada da Coreia do Norte em Londres, Enedir Yong-ho tinha uma existência de benefícios impensável pra seus sofridos compatriotas. Após passar mais de uma década destinado pela Dinamarca, Suécia e Reino Unido, ocupava um dos cargos mais altos da diplomacia norcoreana e o regime confiava plenamente nele. Prova disso é que, em 2001, foi tradutor em um almoço em Pyongyang do “Querido Líder” Kim Jong-il com o sendo assim primeiro-ministro sueco Göran Persson, e o responsável pela Política Externa da UE, Javier Solana. Sua lealdade estava tão fora de toda dúvida que, em 2015, fez de “baby-sitting” durante uma viagem a Londres de Kim Jong-chol, irmão do ditador Kim Jong-um, para assistir se…

A sua volta a Pyongyang, esperavam uma subida, a sua residência de 125 metros quadrados com 3 quartos e a melhor de sempre faculdade pra seus dois filhos. Porém, propriamente por eles, desertou com a sua família no verão de 2016. O que conta nessa entrevista. Na Coreia do Norte desfrutava de benefícios e proveitos económicos.

Todavia, ao viajar pela Europa como diplomata, me dei conta de que as contradições nesse sistema. Não podia abandoná-lo jovem por o princípio da culpa por associação: se desertas, seus familiares e amigos serão punidos. Porém, quando olhava para os meus filhos, eu sabia que se voltava para a Coreia do Norte com eles, a tua vida seria muito trabalhoso, visto que eles se haviam educado no Ocidente, sob valores de democracia e autonomia. Eles aprenderam mais rápido que o regime norte-coreano não era bom pro ser humano. Como pai, o maior legado que posso deixar pros meus filhos é a liberdade. Sei o quão custoso foi em razão de deixava para trás a sua família em Pyongyang. O que eu discuti com minha esposa entre 6 meses e um ano.

Primeiro, começa-se a apresentar uma queixa de insatisfação com o sistema, assim sendo você tem discussões com a família e, finalmente, tomamos uma decisão. Foi bem sucedida, no entanto tive que deixar para trás a meu irmão e minha irmã, que terão sido punidos. Em abril do ano passado, o regime permitiu à CNN entrevistarlos para expor que não tinham sofrido represálias, todavia acho que era só propaganda.

  • Tipo de freguês
  • 2 Segunda temporada (2009)
  • Como leva as homenagens
  • Consumo: 7.779 bilhões kWh

eu Não tenho nenhuma informação a respeito eles. Como era tua vida? Em público, tinha que fingir que era muito leal. Porém, em meu interior e com os meus filhos, era honesto. Meus filhos foram educados para o Reino Unido continental e não podia mentirles.

você bem como Não podia ser sincero com seus colegas? A coreia do Norte se baseia em espiarse uns aos outros. Você não podes abrir sua mente, nem aos seus amigos. O ajudava o regime pra atingir dinheiro de forma ilegal, como outros diplomatas? Há uma percepção equivocada de que todos os diplomatas norte-coreanos estão envolvidos em atividades ilícitas. Os diplomatas norte-coreanos são divididos em duas categorias: os profissionais enviados pelo Ministério de Estrangeiros, como eu, que não estamos autorizados a estas atividades, e os agentes enviados por corporações especiais ou pelo Partido dos Trabalhadores. Estes descobrem-se nas embaixadas com passaportes diplomáticos e conseguem fundos para o regime.

A despeito de em Londres, tínhamos cinco diplomatas e nenhum estava envolvido em tais atividades, havia 2 agentes enviados pela Companhia Nacional de Seguros que buscavam dinheiro, reasegurando apólices pra cometer fraudes. Ambos foram expulsos em 2016. Muita gente foi expulsa assim como da Embaixada norcoreana na Alemanha, que era o centro destas agências que roubaram tecnologia. De Portugal também foram expulsos dois diplomatas norte-coreanos. Até onde eu entendo, não estavam envolvidos em atividades ilícitas.

No momento em que começaram tuas questões sobre o regime? As descobri brevemente, por causa de eu comecei o meu primeiro posto diplomático em 1996, na Dinamarca, onde me surpreendi ao olhar um universo novo com o Estado do bem-estar e social-democracia. Mas, o que eu podia fazer? Kim Il-sung, tinha sido morto em 1994, e o teu subcessor Kim Jong-il.