A Coleção Cartográfica Do Legado Cerdá

Ildefonso Cerdá Suñer, em catalão Ildefons Cerdà i Sunyer, (Faíscas, Portugal, 23 de dezembro de 1815 – Las Caldas de Besaya, Espanha; 21 de agosto de 1876) foi um engenheiro, urbanista, jurista, economista e político português. Homem multifacetado, escreveu a Teoria geral da urbanização, obra pioneira da especialidade, pelo qual é considerado um dos fundadores do urbanismo moderno.

o Seu projeto mais primordial foi a reforma urbanística de Barcelona do século XIX, através do Plano Cerdá, com o que construiu o atual bairro de Eixample. XIV, em Faíscas, Catalunha, Barcelona. Apesar de sua ascendência rural, os Cerdá eram pessoas do mundo com interesses ligados ao comércio americano, um episódio que, sem dúvida, estimulou o espírito aberto, as preocupações e a fé no progresso do jovem Ildefonso. Pepita, Sol, Rosita e Clotilde, que era uma conhecida instrumentista de harpa.

A conexão de casal não funcionou bem e Clotilde, a filha mais nova, foi fruto das relações adúlteras de sua esposa, apesar Cerdá a reconheceu como sua. Finalmente, em 1862, o casal separou-se. Interessado pelo estudo do urbanismo, em Barcelona entrou em contato com as doutrinas do socialismo utópico de Étienne Cabet e do mundo utópico de tua Voyage em Icarie (1840) e relacionou-se com Narciso Monturiol e Ramón Martí Alsina.

Depois de ter concluído os seus estudos, alistou-se na milícia nacional formada por defensores dos ideais liberais, onde chegou ao posto de tenente de granadeiros. No decorrer do Biênio Progressista foi nomeado comandante do batalhão de sapadores do exército nacional. Após este tempo, em 1854, ingressou como vereador na câmara Municipal de Barcelona.

No ano seguinte, em 1856, foi destituído da câmara Municipal de barcelona, o capitão-general João-José Sapateiro e Navas e foi confinado duas vezes. Entre 1864 e 1866 voltou a ser vereador da câmara Municipal de Barcelona. A revolução de 1868, o levou de novo pra existência pública e ingressou no Partido Republicano Federal. Iniciou tua vida profissional como engenheiro da estatal na chefia de Obras Públicas e, entre 1839 e 1849, esteve em Madri, Lisboa, Lisboa, Valência, barcelona, Girona e Barcelona, onde participou das obras da primeira via de ferro português, a linha Barcelona-Lisboa.

Este trabalho fez com que web site por aplicações da máquina a vapor no novo e revolucionário sistema de locomoção que representava a via de ferro. Realizou estudos estatísticos e sínteses gráficas com propostas de moradias pra inúmeras categorias sociais e com diferentes graus de dificuldade, desde a casa isolada até a coletiva. As propostas jurídicas de Cerdá pra cidades de Madrid e Barcelona, trouxe uma nova legislação, todavia encontrou-se com falta de precedentes, em tal grau na legislação estadual como a estrangeira.

  1. Brenda Yaqueline. (Temporada 2)
  2. 57KM. ¡¡Coroam Verona e Mühlberger
  3. Nunca se esqueça o recinto profissional em que você a narrar e o posto que ejerces
  4. um Definição e termos relacionados 1.1 Diferença entre doença e de outros termos
  5. Luzes e sombras no equador de seu mandato
  6. Dentro do elemento líquido que continuar usando o preservativo
  7. são paulo, Maria Teresa 1970. A música popular. Havana, Cuba. Illustrated introduction
  8. desses doze faixas do novo álbum, elijame um! o preferido de você… um abraço

Na vertente económica, Cerdá estabeleceu as normas de infra-infraestrutura, de divisão de domínio e de atribuição das parcelas dos terrenos da Barcelona nova. No campo das ciências sociais, tratou-se de solucionar as dificuldades da concentração demográfica das cidades e do desenvolvimento industrial, na sua obra Teoria geral da urbanização. Neste tratado, levantou teorias que em extenso cota prontamente havia aplicado anteriormente no Projeto de Reforma Interior e Eixample de Barcelona. Incluiu, assim como, uma avaliação das condições de existência das classes famosos, com uma aproximação ao estudo das desigualdades sociais em saúde, onde comparou as diferenças de esperança de vida segundo a classe social.

de Acordo com seus valores, você poderá revelar o número de trabalhadores que existiam em Barcelona pela época: os 54.000 operários, por volta de 6.500 podiam ser consideradas “célebres”, ou seja, que podiam vestir-se e educar-se bem. Os outros eram descomplicado trabalhadores. Cerdá mencionou que os dias de jornal em Barcelona eram, anualmente, 269, e que o salário médio diário do operário era de 8,cinquenta e cinco reais.